Entrevista - Quantum Noctem

Autor: Eduardo Macedo   •   22/02/2024

https://www.reidjou.com/entrevistas/entrevista-quantum-noctem/
Postado por: Eduardo Macedo  •  155 hits


- Antes do pessoal da gravadora de vocês nos apresentar a banda, não os conhecia. Podem contar mais sobre a história e criação da QUANTUM NOCTEM?


A banda foi idealizada pelo Matheus e pelo Márcio lá em 2017. Até então os planos eram justamente gravar e compor sem a necessidade de estar vinculado a um tipo “A” ou “B” de classificação dentro do Metal. E foi exatamente isso o que aconteceu.


- “Utopia” é o primeiro álbum de vocês! O que este título de fato significa?


O título é também o nome de um mundo paralelo criado a partir dos experimentos das irmãs do destino (mitologia grega/nórdica) e significa literalmente isso: um mundo que não é real, um mundo de sonhos, uma realidade paralela... seria o equivalente mitológico da Matrix.


- Vocês se consideram uma banda de Prog/Metal? Eu os encaixaria neste direcionamento...


Nos consideramos uma banda experimental. Embora a junção de riffs com as marcações rítmicas remetam muito ao praticado no Prog, não nos consideramos atrelados a esse estilo específico.


- Difícil destacar essa ou aquela música no CD. Eu gostei muito da faixa título, e vocês? Qual a preferência dos membros da QUANTUM NOCTEM?


Temos nossas favoritas, claro. O álbum como um todo nos agradou bastante, mas sem dúvidas, Time Machine e Combustion nortearão as próximas composições.


- A produção do CD é bem caprichada. Quem o produziu e como foi este processo?


Matheus foi o encarregado da nossa produção. Tínhamos as ideias e já partíamos direto para o registro definitivo e lapidação. O método é ágil e evita retrabalhos.


- Matheus, você fez parte de uma outra banda que eu gostava bastante, a Hamen. O que houve, que você acabou deixando-a?


Bom... infelizmente, por motivos que nem eu sei, fui convidado a me retirar logo no início de 2021. Talvez a líder (e dona) da banda tenha entendido que não precisava mais da minha colaboração. De qualquer forma, até onde eu sei, as atividades da Hamen foram encerradas no ano passado (2023).


- A arte da capa é belíssima. Vocês gostam de temas fantasiosos? O que abordam nas letras do disco?


As letras do álbum abordam exatamente o que o título sugere. É um personagem vivendo nesse mundo utópico sem a influência de passado, presente e futuro e descobre por conta própria que faz parte dessa trama maior.


- As bandas do Centro Oeste geralmente amam vir para o Nordeste. Já existem planos para uma turnê por aqui?


Ainda não... mas com certeza estamos abertos a um convite.


- Como somos o maior portal da Bahia neste segmento, quero perguntar. Vocês já conhecem nosso estado? Quando pretendem vir para um show em Salvador?


Eu (Matheus), morei em Ilhéus por 10 anos. Fui praticamente criado na Bahia, mas sou Pernambucano. Adoro a Bahia e com certeza adoraria fazer um show em Salvador.


- Muito axé para vocês da QUANTUM NOCTEM. Se precisar dar algum recado a mais, o espaço é seu...


Agradecemos a oportunidade e gostaríamos de pedir aos leitores que se puderem, nos ajudem seguindo e acompanhando nossas redes sociais e ouçam e divulguem bastante nosso álbum UTOPIA.



 

Nosso Parceiro


Você sabia?

A Rigor!
Edgard Scandurra foi quem colocou a palavra "RIGOR" no título da banda. Naquela ocasião chamaram o Edgard meio de longe e perguntaram: Edgard, o que você acha de Ultraje?? E ele respondeu: Ultraje a Rigor???

      
Design e desenvolvimento