Por João Taboada em 11/05/2017
História em quadrinhos conta as aventuras de uma agente federal e seu parceiro robô em Forquilha Town, uma Paulo Afonso futurista. Revista será distribuída gratuitamente em formato digital e impresso e traz QR code para download do disco.
Em 2101, em Forquilha Town, no sertão de Alembaía, a agente federal Jandira e seu parceiro robô Jin encontram, em uma de suas buscas, o AQUASCA – Algorítmo Quântico para Subjetivação de Consciências Artificiais, um mito tecnológico mais conhecido como “Sonho Robô”. Com argumento de Augusto Kuarupp, vocalista da banda Órbita Móbile, e ilustrações do artista Mauro Caparroz, a HQ “Sonho Robô: Crônicas de Forquilha Town” terá lançamento digital na próxima sexta, 12 de maio, através do site da banda: www.orbitamobile.rocks
O quadrinho é um desdobramento do disco “Sonho Robô”, lançado de forma digital em dezembro passado. “‘Sonho Robô’ é uma espécie de manifesto utopia, conclamando as pessoas à necessidade de se desprender do pragmatismo da vida contemporânea e voltar a pensar no futuro”, explica Augusto Kuarupp sobre o conteúdo do álbum, que trata de uma humanidade que, tendo perdido a capacidade de sonhar, construiu um algorítmo de Inteligência Artificial que provocaria as sinapses necessárias para a simulação de sonhos.
Além de contar a história de Jan e Jin, a HQ funciona como plataforma para distribuição do disco: através de QR code, será possível ouvir e baixar todas as faixas. “Ao optarmos por uma narrativa de ficção científica, que nos dá liberdade de projetar esse universo onírico e de fantasia, vimos a possibilidade de distribuir a música da Órbita Móbile com métodos inovadores e complementares. O universo sci-fi sempre teve no quadrinho um aliado”, complementa. Letras e cifras das seis faixas do disco também estarão disponíveis na publicação.
Além do lançamento digital, impressos serão distribuídos em escolas, bibliotecas e ONGs do território de Itaparica, no Norte do Estado. A publicação é parte da AlemBaía Tour, projeto realizado com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, que passou por Paulo Afonso, Rodelas, Abaré e Chorrochó no mês de abril.
Órbita Móbile
Formada por Augusto Kuarupp (vocal), Igor Galindo (bateria) e Matheus Carvalho (guitarra), nascidos em Paulo Afonso, além do soteropolitano Mateus Fraga (baixo), a banda foi fundada há 10 anos, como forma de evidenciar o hibridismo e a diversidade cultural presente na região da antiga Forquilha, hoje Paulo Afonso, cruzamento de diversos povos e de estados do Nordeste.
Na encruzilhada estética em que se encontra, a banda traz à tona um discurso poético baseado em narrativas tecnológicas e no rock’n’roll. Estes dois elementos amarram as influências musicais de manguebeat, baião, drum’n’bass, samba rock, funk, hip hop, vaneirão, ópera, reggae, bossa nova, maracatu e pagode, junto com a cultura ancestral indígena e com referências literárias e cinematográficas compostas por de narrativas de ficção científica. É rock atmosférico, ao mesmo tempo plugado com as raízes do sertão e conectado com questionamentos e poéticas artísticas universais.
SERVIÇO – LANÇAMENTO DIGITAL
“SONHO ROBÔ: Crônicas de Forquilha Town”
Argumento e roteiro: Augusto Kuarupp
Ilustrações: Caparroz
Arte-final: Fernando Lopes
Onde: www.orbitamobile.rocks
Data: 12 de maio
Quanto: grátis
Veja também
Nosso Parceiro
Bastardos motorizados
O primeiro nome do Motörhead foi Bastards. Lemmy Kilmister, baixista e vocalista da banda Motörhead foi roadie de Jimi Hendrix.