DESECRATED SPHERE - "Emancipate" (Eternal Hatred Records/Rapture Records - 2013)

Autor: Val Oliveira   •   24/02/2014

https://www.reidjou.com/resenhas/desecrated-sphere-emancipate-(eternal-hatred-recordsrapture-records-2013)/
Postado por: Val Oliveira  •  927 hits



Formada em 2011, o DESECRATED SPHERE lança seu segundo Cd (o primeiro foi "The Unmasking Reality", lançado em2011). A banda apresenta um som voltado para um Death Metal pesado, ríspido e muito técnico! O música do DESECRATED SPHERE apresenta muitas facetas, e precisa de atenção por parte do ouvinte, pois não é facilmente compreendido logo de inicio. Isso torna o som ruim? Não! Muito pelo contrário!! Em 45 minutos, o DESECRATED SPHERE destila agressividade e técnica impar!
Desde o vocalista Renato Sgarbi, com seus guturais brutais, à dupla de guitarristas Rubens e Gustavo, passando pelo baterista Saulo Benedetti e o excelente baixista José Mantovani, que me lembrou a forma de tocar de Steve Digiorgio, a banda se mostra afiada, primorosa.
Graficamente, o cd apresenta uma arte primorosa (autoria de Raphael Gabrio), desde a capa à parte interna, apenas a fonte das letras poderia estar mais encorpada.

O cd se incia com uma pequena intro, "Reconnective", onde rola uma narrativa com um dedilhado fazendo cama, e logo depois começa a porradaria com "Transcending Materialism", onde a banda já esbanja peso, brutalidade e técnica. "Departure From Flesh" é brutal e ao mesmo tempo, cadenciada, com um destaque para a o baixista José "Motor". A sua performance em todo cd é digna de nota! "Immeasurable Universes" é um esporro sonoro com partes quebradas insanas e mudanças de ritmo. "Linking Opposites (Demystifying Ormuzd and Ahriman)" já é mais direta, mas nem por isso deixa de ser uma música menor. "Humanufactory" tem um trecho fantástico, cadenciado, quebrado, que se inicia aos 1:12, e dá espaço para um trecho jazzístico e depois ao retorno da brutalidade, sem no entanto deixar de lado as mudanças de tempo abruptas. O cd segue com "Urztand" é outra faixa mais direta, mas que conta com várias mudanças repentinas durante sua execução. "Source of Disassociation" é mais uma pedrada maravilhosa que antecede a calmaria da curta e bela instrumental "(Re)Born". "Leaders of Babylon", um dos destaques do álbum, faixa extremamente intrincada, onde a banda destila toda a técnica que lhe é peculiar! A instrumental "Eçá" encerra petardo, sem deixar a porradaria e a técnica de lado.

Após o lançamento, Rubens Fraleone e Saulo Benedetti sairam da banda. O baterista original, Rodolfo Bassani, retornou e a banda permanece um quarteto.

Um grande material que deve ser adquirido pelos Bangers!

Corra e adquira a sua cópia!

DESECRATED SPHERE:
Renato Sgarbi - Vocais
Gustavo Lozano - Guitarras, Viola
Rubens Fraleone - Guitarras, violão
José "Motor" Mantovani - Baixo, baixo fretless, contrabaixo acústico
Saulo Benedetti - Bateria, percussão


Contatos:

desecratedsphere@hotmail.com
https://www.facebook.com/DesecratedSphere
http://www.myspace.com/desecratedsphere
http://www.reverbnation.com/desecratedsphere

 
      
Design e desenvolvimento