MENSAGEIROS DO VENTO - “Anunnaki” (DVD e CD/2016-independente)

Autor: Val Oliveira   •   27/02/2017

https://www.reidjou.com/resenhas/mensageiros-do-vento-anunnaki-dvd-e-cd2016-independente/
Postado por: Val Oliveira  •  1707 hits


Lançado em setembro de 2016, a obra “Anunnaki” pode ser considerada a primeira ópera-rock feita na Bahia. A obra é baseada nas escrituras do povo sumério, a mais antiga civilização reconhecida pela história, que narram como a humanidade foi criada por seres de outro planeta que vieram à Terra há milhares de anos. Os dois irmãos – que integram a banda MENSAGEIROS DO VENTO – compuseram a ópera rock inspirados em pesquisas que defendem uma explicação alternativa para a origem da humanidade, principalmente nos estudos do pesquisador Zecharia Sitchin (1920-2010). Com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), após ter sido selecionada por Edital de Música do Fundo de Cultura, a banda MENSAGEIROS DO VENTO lançou um DVD contando essa história, em uma bela animação, com a trilha sonora lançada simultaneamente em um belíssimo e caprichado digipack duplo, com um encarte contendo as letras, que por sinal podem ser vistas acessando as legendas do DVD, em português, espanhol e inglês.


A produção artística do projeto é de Richard Meyer, com produção executiva de Analu Franca. A banda MENSAGEIROS DO VENTO é formada por Fabrício Barretto (voz e guitarra), Fabio Shiva (baixo) e Thiago Andrade (bateria), e contando com  participações especiais de Julio Caldas (bandolim e talk box), dos guitarristas Tassio Bacelar e Carlos Lopes (guitarra), de José Rios (samplers), Kiko Souza (sax), Luciano Campos (acordeom) e das cantoras Eneida Lima e Kekedy Lucie.


 


Todo o trabalho do filme, uma animação aos moldes do que era realizado nos anos 1960 e 1970, teve direção, desenhos e animação a cargo de Fabrício Barretto, também responsável pelas composições, guitarra e voz. Já o roteiro e textos foram feitos por Fabio Shiva, que também compôs músicas e tocou. A animação em si é econômica, feita reutilizando shapes/formas, mas nada disso chega a incomodar, e serve a contento, sendo que a historia flui de forma agradável, embora alguns rostos, por conta da similaridade, causem confusão na hora de identificar os personagens. Mas tudo é eficiente e carrega certa elegância, com um visual agradável.


Como se trata de uma animação musical, logicamente que as cenas e letras são integradas. As letras narram passagens, pensamentos e falas dos personagens. O instrumental varia muito, com o pé ficando no Rock e Hard Rock, mas agregando elementos diversos como Rock Progressivo, Prog e Heavy Metal, Jazz, Reggae e World Music, cantado em português. Alguns temas se repetem, nas partes que acontecem no filme mensagens através do espaço, e que se ouvidas no cd apenas, sem a contextualização do filme, podem soar estranhas. Algumas faixas se destacam, mas como fazem parte de um todo, é injusto apontar quais são melhores, ficando a cargo do ouvinte escolher as suas preferidas no cd duplo. Mas afirmo que é um trabalho envolvente, cativante e que fica cada vez melhor que é ouvido!


Com certeza é um dos melhores e mais originais lançamentos do Rock dos últimos anos no Brasil, merecendo ser descoberto, visto e ouvido com atenção por fãs do gênero, curiosos e amantes da ufologia.


 


 


Contatos:


http://www.mensageirosdovento.com.br/


https://www.facebook.com/anunnakimensageirosdovento/


https://www.facebook.com/mensageiros.vento


 


 


 


 


 


 



 

Nosso Parceiro


Você sabia?

Joy Division
Joy Division – Ian Curtis, vocalista da banda inglesa era funcionário da seguridade social no Reino Unido. Começou a se apegar a uma mulher que, assim como ele, sofria de epilepsia em estágio avançado. Quando recebeu a notícia que esta havia falecido em decorrência da doença, Ian surtou. Abalado por saber que aquilo, inevitavelmente, aconteceria com ele também, compôs uma das mais belas canções do grupo: She’s Lost Control. Curtis acabou se suicidando em 1980.

      
Design e desenvolvimento