SOTURNUS - "Of Everything that Hurts" (Eternal Hatred Records/2013)

Autor: Val Oliveira   •   11/06/2015

https://www.reidjou.com/resenhas/soturnus-of-everything-that-hurts-(eternal-hatred-records2013)/
Postado por: Val Oliveira  •  592 hits




Formado em João Pessoa/PB no ano de 2000, o Soturnus pratica um Death Metal com elementos de Gothic e Doom Metal. Em 2007 lançaram o primeiro full lenght, "When Flesh Becomes Spirit", produzido por Marcello Pompeu (Korzus), mixado por Heros Trech (Korzus) em São Paulo no Mr. Som Estúdio e com arte do Gustavo Sazes (responsável por capas de bandas como Almah, Arch Enemy, Krisiun, Angra, Firewind, etc).
"Of Everything that Hurts" é o segundo cd e foi gravado em estúdios: ATH2 Studio ( vocais e violões ), AT1404 Studio ( guitarras e baixo ) e Peixe Boi Studio ( bateria ). Com produção de Andrei Targino e Victor Hugo Targino, que também assina a mixagem e masterização. A capa mais uma vez é do Gustavo Sazes.

O cd abre com "I Wish I Knew", onde já temos o peso e as melodias que caracterizam a sonoridade da banda, com guitarras pesadas, vocais variando entre guturais e limpos, lembrando algo entre Paradise Lost e Sisters of Mercy. As melodias das guitarras remetem à sonoridade antiga do Paradise Lost, mas em nenhuma momento a banda se mostra como uma mera cópia, mostrando sua personalidade, que fica ainda evidente na audição da próxima faixa, "The Shame Within", que começa com dois bumbos, e alterna momentos mais calmos e outros mais brutais, com vocalizações guturais alternando com vocais rasgados, típicos do Black Metal, além dos vocais barítonos. Deve-se destacar também o ótimo trabalho de guitarra por todo o cd, com solos inspirados! Seguimos com "The Doors Of Perception", com guitarras pesadas e bateria cadenciada, sendo uma faixa com acento mais para o Doom. A faixa título, "Of Everything That Hurts" traz todo um clima de melancolia, com o uso de violões e vocais limpos, e parte onde entram as guitarras e bastante peso. Essa faixa traz como convidado o guitarrista Rodrigo Guimarães (Wooden Bridge) e é um dos pontos altos de todo o cd! "House Of Hatred", é uma música com pegada Heavy Metal mas com vocais alternando entre o gutural e o rasgado sem deixar de lado trechos com vocais limpos e graves. "Cacophony Of Wonderful Sounds" é cadenciada e mortalmente pesada, tendo alguns trechos onde temos dois bumbos mas apenas para acrescentar mais peso! "Empty Man" começa de forma lenta e cadenciada e seu andamento vai subindo e ficar com um andamento mais Heavy. "Leaving" é a penúltima faixa do Cd e a banda mantém o peso e a variação de ritmos mantendo todas as características vocais e instrumentais, assim como na música que encerra o cd "Another Lonely Day".
Excelente material que não fica nada a dever à bandas estrangeiras!




TRACKLIST:
1- I Wish I Knew
2- The Shame Within
3- The Doors Of Perception
4- Of Everything That Hurts
5- House Of Hatred
6- Cacophony Of Wonderful Sounds
7- Empty Man
8- Leaving
9- Another Lonely Day

SOTURNUS:
Rodrigo Barbosa – vocal
Andrei Targino – guitarra
Eduardo Borsero – guitarra
Guilherme Augusto – baixo
Eduardo Vieira – bateria

Contatos:
www.soturnus.com
www.twitter.com/Soturnus
www.youtube.com/channel/soturnus
www.facebook.com/soturnus.br

 

Nosso Parceiro


Você sabia?

Led Zeppelin
Led Zeppelin – Quando perdeu o filho em um acidente de carro, Robert Plant, vocalista do Led, resolveu dar um tempo com a banda, em plena turnê pelos EUA. Após vários meses o grupo volta para gravar o que seria seu último disco In Through the Out Door. O álbum continha a música All My Love, homenagem ao filho de Plant. Considerada uma das mais emblemáticas canções do grupo, a performance do vocalista é carregada de emoção, em especial durante o refrão.

      
Design e desenvolvimento