Banda Órbita Móbile lança HQ como plataforma para seu primeiro disco, “Sonho Robô”

Por João Taboada em 11/05/2017

https://www.reidjou.com/noticias/banda-orbita-mobile-lanca-hq-como-plataforma-para-seu-primeiro-disco-sonho-robo/noticias
  567 hits


História em quadrinhos conta as aventuras de uma agente federal e seu parceiro robô em Forquilha Town, uma Paulo Afonso futurista. Revista será distribuída gratuitamente em formato digital e impresso e traz QR code para download do disco.


 


Em 2101, em Forquilha Town, no sertão de Alembaía, a agente federal Jandira e seu parceiro robô Jin encontram, em uma de suas buscas, o AQUASCA – Algorítmo Quântico para Subjetivação de Consciências Artificiais, um mito tecnológico mais conhecido como “Sonho Robô”. Com argumento de Augusto Kuarupp, vocalista da banda Órbita Móbile, e ilustrações do artista Mauro Caparroz, a HQ  “Sonho Robô: Crônicas de Forquilha Town” terá lançamento digital na próxima sexta, 12 de maio, através do site da banda: www.orbitamobile.rocks


O quadrinho é um desdobramento do disco “Sonho Robô”, lançado de forma digital em dezembro passado. “‘Sonho Robô’ é uma espécie de manifesto utopia, conclamando as pessoas à necessidade de se desprender do pragmatismo da vida contemporânea e voltar a pensar no futuro”, explica Augusto Kuarupp sobre o conteúdo do álbum, que trata de uma humanidade que, tendo perdido a capacidade de sonhar, construiu um algorítmo de Inteligência Artificial que provocaria as sinapses necessárias para a simulação de sonhos.


Além de contar a história de Jan e Jin, a HQ funciona como plataforma para distribuição do disco: através de QR code, será possível ouvir e baixar todas as faixas. “Ao optarmos por uma narrativa de ficção científica, que nos dá liberdade de projetar esse universo onírico e de fantasia, vimos a possibilidade de distribuir a música da Órbita Móbile com métodos inovadores e complementares. O universo sci-fi sempre teve no quadrinho um aliado”, complementa. Letras e cifras das seis faixas do disco também estarão disponíveis na publicação.


Além do lançamento digital, impressos serão distribuídos em escolas, bibliotecas e ONGs do território de Itaparica, no Norte do Estado. A publicação é parte da AlemBaía Tour, projeto realizado com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, que passou por Paulo Afonso, Rodelas, Abaré e Chorrochó no mês de abril.


Órbita Móbile


Formada por Augusto Kuarupp (vocal), Igor Galindo (bateria) e Matheus Carvalho (guitarra), nascidos em Paulo Afonso, além do soteropolitano Mateus Fraga (baixo), a banda foi fundada há 10 anos, como forma de evidenciar o hibridismo e a diversidade cultural presente na região da antiga Forquilha, hoje Paulo Afonso, cruzamento de diversos povos e de estados do Nordeste.


Na encruzilhada estética em que se encontra, a banda traz à tona um discurso poético baseado em narrativas tecnológicas e no rock’n’roll. Estes dois elementos amarram as influências musicais  de manguebeat, baião, drum’n’bass, samba rock, funk, hip hop, vaneirão, ópera, reggae, bossa nova, maracatu e pagode, junto com a cultura ancestral indígena e com referências literárias e cinematográficas compostas por de narrativas de ficção científica. É rock atmosférico, ao mesmo tempo plugado com as raízes do sertão e conectado com questionamentos e poéticas artísticas universais.


SERVIÇO – LANÇAMENTO DIGITAL


“SONHO ROBÔ: Crônicas de Forquilha Town”


Argumento e roteiro: Augusto Kuarupp


Ilustrações: Caparroz


Arte-final: Fernando Lopes


Onde: www.orbitamobile.rocks


Data: 12 de maio


Quanto: grátis



 

Nosso Parceiro


Você sabia?

1000 Homo Dj’s
Al Jourgeson e alguns amigos estavam ouvindo um remix não autorizado dos Revolting Cocks. Jim Nash, da Wax Trax Records afirmou então que os únicos que se interessariam pelo remix seriam 1.000 DJ’s homossexuais.

      
Design e desenvolvimento